Procon-MG investiga vício de fabricação em veículos Ducato

Montadora e concessionárias deverão fornecer informações ao Ministério Público

O Procon-MG abriu investigação preliminar sobre suposto vício de fabricação dos veículos Fiat Ducato 2.3 Multijet, ano 2011/2012. O procedimento é fundamentado em diversas reclamações relacionadas à mesma falha mecânica recebidas pelo Sindicato dos Transportadores de Escolares da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Sintesc). Os relatos informam que os veículos, ao se aproximarem de 40 mil quilômetros rodados, têm apresentado desaparecimento de água no reservatório provocado por trincas no cabeçote, que é de alumínio.

O Procon-MG pede ainda a outros proprietários desses modelos que registrem, no portal do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), eventuais problemas. Eles devem incluir o certificado de registro e licenciamento do veículo e outros documentos relacionados ao caso concreto para constarem da investigação aberta pelo órgão de defesa do consumidor.

O promotor de Justiça Amauri Artimos da Matta, responsável pela investigação, determinou que o fabricante forneça, no prazo de 30 dias, informações sobre as características e funcionamento dos modelos Ducato citados pelos consumidores, bem como sobre a existência de recalls sobre o problema relatado.

Foram requeridas também cópias de outras reclamações dirigidas à montadora e relatório das ações judiciais existentes sobre os mesmos problemas, com dados do processo e a fase de seu andamento.

Às concessionárias da marca na capital mineira será enviado ofício solicitando relatórios de todos os serviços executados para sanar os problemas noticiados, com a identificação dos veículos e das causas dos problemas.

Foi designada uma audiência a ser realizada no dia 28 de outubro para que sejam ouvidos os consumidores e representantes do sindicato e do fabricante do veículo. (MPMG)

CLIQUE AQUI E VEJA O DESPACHO DO PROMOTOR