Nova regulamentação em Betim

Prezados Transportadores de Betim

Na útima quarta feira, o Sintesc participou de uma reunião na cidade de Betim onde foi apresentado o novo regulamento de transporte escolar Dentre a principal mudança está a adoção do credenciamento como modelo de gestão para o transporte escolar da cidade. O Sintesc em parceria com a Cooperativa CTEB exigiu que a entrada de novos operadores ficasse condicionada a manutenção do equilibrio financeiro do sistema. O que foi atendido. Além desse ponto ficou acordado que os atuais permissionários não terão que trocar seus veiculos permanecendo com os mesmos até o limite de sua vida útil, foi excluído do regulamento a presença obrigatória de acompanhante, devendo ser obrigatória apenas quando o transportador estiver transportando crianças abaixo do ensino fundamental. O Sintesc e a CTEB sustentaram ainda que a licenças seja válida por tempo indeterminando, sendo que a documentação será renovada a cada 5 anos. Esse ponto é fundamental porque pelo texto original o transportador deveria renovar anualmente suas licenças, o que geraria dificuldade nos financiamentos bancários e graves transtornos, uma vez que muitos colegas podem adquirir pontuação na CNH nesse periodo, e ai pela proposta original ficariam fora do sistema, com seus veiculos ainda financiados. A Transbetim, mostrou-se bastante flexivel, negociou com os transportadores, cedeu em diversos pontos, mas ainda continua a exigir o rastreamento da frota escolar por GPS.

O Sintesc irá avaliar a exigência do órgão gestor junto com a CTEB e com os operadores da base, para decidir quais serão os próximos passos em relação ao rastreamento.

A negociação com a TRANSBETIM foi extremamente complexa, realizamos dezenas de reuniões, mas ao final no somatório do contexto tenho a certeza que o resultado foi positivo.

Agradecemos a todos colegas que contribuiram para o resultado, a Diretoria da CTEB, na pessoa do Presidente Marcelo Resende, ao Delegado Regional do Sintesc em Betim, Neive Martins e especialmente ao Presidente Gilvaldo, Flávio e aos servidores Patricia, Márcio e Dr Sergio, pelo empenho e pelo resultado das negociações.

O Sintesc mantém o compromisso com os operadores do interior, lutando por seus interesse e mantendo sempre o distanciamento necessário junto aos órgãos gerenciadores para manter nossa autonômia e representatividade sindical.

Abraço a todos

Eduardo

Presidente do Sintesc