NÃO A PADRONIZAÇÃO

Porque o sintesc é contra o projeto nacional?

O Governo Federal lançou o projeto de padronização nacional.

Pelo projeto os veiculos escolares deverão ser padronizados. A proposta do Governo Federal é criar um veiculo especifico para o transporte escolar urbando. Estivemos no Rio de Janeiro, no dia 21 de fevereiro de 2012, em uma audiência pública no prédio do BNDES, lá constatamos a presença de vários empresários do sertor de ônibus e micro-ônibus. Pelo projeto os veiculos de transporte escolar deverão ser acessiveis aos deficientes fisicos, o que por si só exclui as vans do mercado, a exemplo do que já ocorre no transporte escolar rural. A padronização representará um aumento considerável nos custos de operação do transporte escolar, inviabilizando a atividade para milhares de trabalhadores.

A proposta de padronização, não é um projeto de lei, é um ato do poder executivo e deverá ser exigida através de resolução criada pelo CONTRAN, o que exclui a votação no Congresso Nacional.

O Sintesc é contra a padronização porque além de inviabilizar o transporte escolar, com a aprovação do texto todas as regras virão de BRASILIA o que impede a construção dos regulamentos municipais em conjuto com as categorias.