Seminário na Bahia

Prezados Transportadores,

No último sábado, dia 20/09/2014 estivemos na Bahia para participar de um seminário envolvendo o transporte escolar. O seminário foi um sucesso e contou com a presença de diversas autoridades. O evento foi organizado pela ATEST, Associação de Transportadores da Bahia, cuja Presidente é Izabel Cristina Lima de Menezes.

Eventos como o ocorrido na Bahia são fundamentais para o desenvolvimento da nossa atividade, pois além de propiciar o conhecimento de outras realidades envolvendo o transporte escolar coloca o nosso sindicato em evidência no cenário nacional.

É fundamental a interação entre as entidades, destacamos que hoje a maior parte dos problemas envolvendo o transporte escolar ocorre em virtude da ausência de uma legislação federal adequada. A criação de normas federais que atendam nossos interesses somente é possível com o apoio e articulação de várias entidades nacionais.

Tivemos ainda a chance de conhecer a sede e o trabalho desenvolvido pelo Sindicato dos Transportadores Escolares da Bahia, SINTEST, instituição co-irmã, cuja Presidente é Simone Rosa de Santana. O Sindicato da Bahia, a exemplo do Sintesc, passa por uma situação extremamente delicada. Associação ATEST tem questionado na justiça o valor da Contribuição Sindical. Em contato com a Associação informamos aos colegas que toda oposição é bem vinda, entretanto ações como a proposta pela Associação não devem ser disseminadas no meio da categoria, porque representam um retrocesso para a classe e um desserviço para o transporte escolar.

Visita na Bahia

No domingo, após a realização do seminário, o Presidente do Sintesc, se reuniu com Simone Presidente do Sintest, Sindicato da Bahia, para discutir medidas para consolidar as entidades sindicais nacionalmente. Simone destacou os problemas enfrentados pelo sindicato e pela classe na Bahia, assim como a luta que tem tido na representação sindical e a necessidade de aproximação das instituições. As entidades acordaram que é necessário repudiar toda e qualquer ação que represente a desestruturação dos sindicatos inviabilizando a necessária união e organização da classe. O sintesc levou ao sindicato da Bahia a experiência que tem tido na solução do problema envolvendo a contribuição sindical em Minas Gerais. As entidades reforçaram os laços de apoio na luta pela classe.

Atenciosamente

Presidente do Sintesc