Ações do SINTESC/COOPERSIND na PANDEMIA

Prezados transportadores,

Como é de conhecimento de todos o setor de transporte escolar já vem a alguns meses atravessando uma crise profunda provocada pela pandemia de COVID -19. Como se não bastasse sempre existem alguns desinformados ou mesmo maldosos que gostam de aproveitar da situação e despejam nos grupos de WhatsApp uma enxurrada de críticas e reclamações em relação a atuação do nosso sindicato. Na grande maioria das vezes nem sindicalizados são. Para combater esse tipo de postura e também orientar a base estamos enumerando as conquistas do nosso sindicato nesse difícil período;

AÇÕES REALIZADAS E BENEFICIOS CONQUISTADOS

• Inclusão dos transportadores escolares em programas de distribuição de cestas básicas na Prefeitura de Belo Horizonte e alguns interiores.
  • Criação do Programa de distribuição de cestas básicas pelo SINTESC a transportadores que não tiveram o benefício e estão em grande vulnerabilidade social.
  • Prorrogação de vida útil dos veículos escolares em BH e alguns interiores.
  • Isenção da cobrança da taxa de isenção para o ano de 2021.
  • Isenção de juros e multas e parcelamento em até 10 vezes das mensalidades do SINTESC e COOPERSIND em atraso.
  • Atendimento a todos os transportadores escolares em suas demandas filiados ou não, independentemente de estarem em dia ou em atraso junto a entidade.
  • Implementação e custeio com abastecimento do transporte alternativo em São Jose da Lapa realizado por vans escolares.
  • Criação do robô para emissão de ATFs evitando que cooperados não percam serviço na Pandemia, a medida que agora podem emitir ATF independente do horário de funcionamento da cooperativa, sábado, domingos e feriados.
  • Informatização do atendimento via WhatsApp eliminando a necessidade de comparecimento presencial, reduzindo custo de deslocamento e risco a saúde.
  • Negociação com a BHTRANS e PBH através de reuniões, sem êxito, para que transportadores escolares pudessem atuar em linhas de ônibus.
  • Aprovação da substituição dos atuais veículos escolares por veículos mais velhos.
  • Isenção da obrigatoriedade do pagamento de ICMS mensal para escolares e universitários em ATF continua do DER.
  • Dispensa da exigência de vistorias na capital e prefeituras.
  • Anistia de multas pela ausência de vistoria na BHTRANS.
  • Revogação do limite de capacidade em 50% para atividade de fretamento no estado de Minas Gerais.
  • Redução do valor de vistoria para R$ 75,00 nos postos do SINTESC e pagamento em até 3X para todos os transportadores filiado ou não em dia ou atraso.
  • Isenção das mensalidades de março e abril para os Cooperados com cadastro na ANTT.
  • Disponibilização do jurídico para atuação em ações contra os bancos a todos os transportadores filiados ou não mesmo que em atraso.
  • Ação coletiva em nome de todos os transportadores filiados ou não, ainda em andamento, contra a FEBRABAN tentando impedir as buscas e apreensões.
  • Atuação constante junto a imprensa na tentativa de mobilizar a sociedade civil acerca da crise envolvendo o setor.
  • Organização de manifestações na capital e na cidade administrativa
  • Organização de atos de protesto em frente ao Fórum, Bancos, canais de imprensa exigindo a suspensão dos financiamentos
  • Criação da lei municipal de auxilio emergencial para transportadores escolares, lei não aprovada pelos vereadores da capital.
  • Negociação, sem êxito, junto ao BDMG na tentativa de obter linha de crédito para transportadores escolares de todo o estado.
  • Realização de dezenas de reuniões com transportadores colhendo sugestões e discutindo ações.
  • Captação de licitações e distribuição dos serviços na base.
  • Negociação com a CDL para tentativa de incluir as vans escolares no transporte dos empregados do comércio.
  • Conversação com vereadores, deputados, governadores e prefeitos em dezenas de reunião solicitando auxilio para o transportador escolar.
  • Defesa constante em canais de imprensa, Procon, câmaras municipais e etc em defesa dos interesses dos transportadores.

Essas foram algumas ações realizadas pelas nossas entidades no período de pandemia. Entidades que se mantiveram abertas e de pé durante TODO o período de isolamento social. Da nossa parte houve o entendimento que não poderíamos fechar as portas no momento em que o transportador mais necessitava, mesmo com as receitas reduzidas e risco efetivo de contágio. Obviamente que diante da gravidade da crise essas medidas não foram suficientes para resolver o problema, mas com certeza amenizaram e serviram para muitos. Se mesmo diante de tantas ações e conquistas ainda sim alguns não percebem o quanto fomos atuante, sinto muito, mas aí é uma questão de falta de ausência de entendimento e de falta de reconhecimento.