MILICIA EM CONGONHAS

Prezados transportadores, estivemos reunidos hoje com colegas do transporte escolar e do fretamento intermunicipal que atuam nas cidades de Conselheiro Lafaiete e Congonhas, com a ouvidor do DER, Sr Francisco Maciel e do assessor da ouvidoria, Sr Bolara, para apurar as denúncias de perseguição que estariam sendo praticadas por dois Militares e agentes do Der que em tese estariam trabalhando em veículos de passeio por determinação das empresas de ônibus da cidade para perseguir os motoristas de vans que fazem o transporte fretado em Congonhas/Lafaiete. Segundo a denúncia a abordagem dos transportadores, ocorre em veiculo de passeio, de placa cinza,Toyota Etios, prata, que, segundo os denunciantes, seria de propriedade das empresas de ônibus que atuam no trecho. Ainda segundo a denúncia, as vans são fechadas durante o trajeto, em plena rodovia 040, em veículo não oficial, não sendo possível se são agentes do estado ou bandidos, colocando em risco a vida de motoristas e passageiros. Após a abordagem, os veículos são apreendidos e, segundo os denunciantes, posteriormente multas do DER, chegam a residência dos condutores, sem que nenhum agente do órgão tenha comparecido ao local. O Ouvidor do DER ouviu atentamente os transportadores e destacou que a ação dos agentes é uma ação tipica de MILICIA, o que é inaceitável. A ouvidoria definiu uma nova reunião para o dia 09/05/2017, em Conselheiro Lafaiete, às 09:00 horas da manhã, o Sintesc encaminhou oficio ao Ministério Público estadual e ao SETOP para que sejam tomadas as providências em relação ao que chamamos de privatização da atividade de Policia.