NOVIDADE TRANSPORTE CLANDESTINO

A Diretoria do SINTESC, no dia 4/1/2014, reuniu-se com a Diretoria da BHTRANS para definir como se dará o encaminhamento do transportador clandestino para delegacia. Além de discutir a pauta de reivindicações apresentada previamente ao Dr. Josué Valadão, Secretário Municipal de Governo da PBH, com a interveniência do Ver. Prof. Wendel.

Na citada pauta foram apresentados e discutidos os itens:

  • Apresentação da decisão oficial da Polícia Civil no sentido de legitimar ações de combate ao transporte clandestino, por força de reivindicação apresentada pelo SINTESC em 2013;
  • Fim da obrigatoriedade da prestação do serviço de cunho social;
  • Prorrogação da vida útil dos veículos escolares por pelo menos 1 (hum) ano,a;
  • Não abertura de credenciamento em 2014, até que seja restabelecido o equilíbrio entre a oferta e a demanda no Transporte Escolar;
  • Readequação do serviço de fiscalização da BHTRANS em Conjunto com a Polícia Militar, a ser debatido com a Polícia Civil, voltada para o combate ao transporte clandestino

A Diretoria do SINTESC, conseguiu demonstrar a razoabilidade das reivindicações, inclusive suas repercussões favoráveis, ao relacionamento BHTRANS X Transportador Escolar, bem como suas repercussões coerentes com a nova Lei de Mobilidade Urbana, no tocante aos objetivos técnicos e políticos esperados pela Política Nacional de Mobilidade Urbana, onde o transporte escolar tem muito a contribuir.

Ficou agendado um segundo encontro, para apresentação de dados estatísticos e quantitativos pelo Sintesc, para que não haja abertura de credenciamento em 2014. Os dados irão corroborar os fatores de desequilíbrios justificadores para a suspensão do credenciamento.. Paralelamente teremos uma reunião com o Chefe da Polícia Civil, Dr. Cylton Brandão, dia 11/02/2014, ocasião em que será discutida a edição de Instrução Normativa visando uniformizar a ação conjunta das Polícias Civil e Militar, no que tange a encaminhamento dos clandestinos à Delegacia, bem como dos Órgãos Gestores de Trânsito e dos Transportes municipais em todo o ESTADO.

Por fim alertamos a categoria que será marcada uma Assembléia Geral Extraordinária, EM TODAS AS CIDADES, REPRESENTADAS PELO SINTESC em data propícia, onde será apresentado, debatido, e submetido à votação pelos transportadores das propostas que ensejarão profundas mudanças no atual modelo operacional do transporte escolar que atualmente se encontra fálido. Fruto da adoção de um sistema irresponsável e desastroso, que é o modelo de credenciamento, o qual, culminou com a falência do sistema.

As alterações terão grandes impactos operacionais, financeiros e econômicos. Estamos ainda articulando no sentido do maior envolvimento das escolas na rede (Órgaõs gestores, Polícias, transportadores e escolas) que envolve o transporte escolar, pois na verdade a atividade funciona como LOGÍSTICA ESCOLAR, conceito muito mais amplo, de que um mero transporte de escolares, dada a sua alta RELEVÂNCIA SOCIAL.

Atenciosamente

Diretoria do SINTESC gestão 2013/2017.