PREFEITO DE BH CONCEDE AO SINTESC CADEIRA PERMANENTE NO COMURB

Prezado Transportador,

Em face da destacada participação do SINTESC e por força das nossas reivindicações, conseguimos em dezembro de 2013, junto ao Prefeito Municipal de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, um assento permanente junto ao COMURB – Conselho Municipal de Mobilidade Urbana. Conforme disposto no Decreto Nº 15318 de 2/09/2013 e na Portaria Nº 6103 de 9/12/2013. O COMURB é um conselho criado pela prefeitura de Belo Horizonte, para que as entidades sindicais, as quais são as únicas e legitimas entidades representantes da categorias profissionais, possam em conjunto com o Poder Executivo discutir ações que irão gerir a politica pública de transporte em Belo Horizonte, a criação do COMURB e a aquisição de uma cadeira permanente pelo SINTESC representa uma passo importante para a categoria profissional a qual terá agora um representante comprometido com seus interesses junto a prefeitura de Belo Horizonte.

Aproveitando o contato com o Prefeito o SINTESC pleiteou ainda a criação de um Fórum do Transporte Escolar junto à BHTRANS em caráter permanente, bem como um representante junto à JARI municipal, sendo neste caso atendido. O Prefeito de Belo Horizonte encaminhou nosso pedido a BHTRANS e fomos recentemente convidados a tornar-se membro do AMOS - Agência de Mobilidade Social da BHTRANS.

A participação ativa dos transportadores escolares através do seu sindicato, o SINTESC, é de capital importância, pois nestas instâncias serão debatidos assuntos e proposições que ditarão o futuro da categoria. Os efeitos dessa nova postura do SINTESC, já começa a mostrar seus frutos, pois o nível do diálogo da classe com os gestores públicos é de respeito mútuo e de colaboração crítica de forma construtiva. Estamos dando, desta forma um enorme passo em direção à estabilização e valorização da nossa atividade, digna da sua RELEVÂNCIA SOCIAL.

Não basta aos sindicatos atuarem no seu clássico, histórico e importante papel de representante classista, atuando na defesa dos direitos trabalhistas e econômico – sociais do transportador escolar, ou de quaisquer outras categorias sindicalizadas. As grandes transformações tecnológicas e científicas, indicam mudanças profundas em todas as áreas da atividade humana, que exigirão a adaptação das práticas políticas e de gerenciamento.

Diante deste cenário, a nova administração do SINTESC, entende ser necessária uma postura proativa da Entidade. Neste sentido o SINTESC, nomeou o Engenheiro Nélson Prata para a função voluntária de Delegado Sindical, em face de sua larga experiência nos setores de Transporte e do Trânsito. Sua função, com forte conotação de assessoramento técnico, permitiu – nos participar ativamente dos seguintes eventos:

. Seminário Estadual de Mobilidade Urbana – Construindo Cidades Inteligentes, promovido pelo Parlamento Mineiro;

. Fórum de Mobilização Municipal para os Planos de Mobilidade e Acessibilidade – Prefeitura de BH;

. X Congresso da AUTC – Associação dos Usuários do Transporte Coletivo da Grande BH;

. Encontros Regionais do CREA-MG, Urbanicidade – Desenvolvimento Urbano – Etapa da RMBH;

. Mobilidade Urbana – Agenda com os municípios- Construção dos Planos Municipais de Mobilidade;

Atenciosamente

Sintesc