Reunião no BNDES para busca de financiamento de renovação de frota

Na data de ontem, 15 de abril de 2024, o SINTESC/MG foi convidado para participar de uma reunião na sede do BNDES em São Paulo, com o Presidente do Banco, o Deputado Federal por São Paulo, Guilherme Boulos e lideranças do transporte naquele estado.

Na reunião apresentamos as autoridades a necessidade da urgente criação de uma linha de crédito para renovação da frota dos veículos de transporte escolar sejam eles públicos ou privados.

A diretoria do banco recebeu as reivindicações, informou que reconhece a importância de instituir um financiamento público e determinou a criação de um grupo de trabalho para discutir a proposta.

De imediata a Diretora de Infraestrutura do BNDES, Sra. Luciana Costa, informou que construção de uma política de crédito específica para o seguimento apesar de fundamental é um processo mais moroso e que demanda levantamento, estudo e aprovação do conselho deliberativo do BNDES, entretanto, diante da urgência do tema, enquanto a linha específica não é aprovada é possível que o banco inclua de imediato a frota do transporte escolar em mecanismos de financiamento que já existem no banco, sendo necessário apenas alguns ajustes para disponibilizar as linhas.

Segunda a diretora, o modelo consiste em incluir o financiamento de veículos escolares realizado por bancos particulares, nos tipos de crédito em que o BNDES é o avalista. Esse tipo de linha de crédito que já é uma realidade dentro do BNDES para outros setores é um mecanismo importante de redução dos riscos para os bancos privados e consequentemente um instrumento de redução dos juros dos financiamentos.

A Diretora de Infraestrutura determinou ainda a criação de um grupo de trabalho para discutir a linha específica. Agora vamos aguardar os desdobramentos da reunião e aguardar as próximas fases.

Aproveitamos a reunião e também encaminhamos ao Deputado Federal Guilherme Boulos um pedido para que o mesmo intervenha junto a Secretaria da fazenda para trabalhar as isenções de tributos federais.

O nosso sindicato estará presente na luta constante pelo melhoramento da atividade e na busca pelo tão sonhado financiamento.

Presidente do SINTESC